Sempre ouvimos pessoas perguntando: onde estão os jovens na Igreja?
Pois eu sou jovem, estou na Igreja, sou Igreja. Mas o que acontece que poucos são Igreja?
É o que me pergunto também.
Mas a questão é que a maioria das pessoas mais velhas nos questionam e criticam a falta de jovens atuantes na Igreja e na sociedade.
Sinto muito em dizer que essa falta é culpa NOSSA, minha e sua.
Minha porque ainda não consegui transmitir aos meus irmãos jovens a beleza de viver em Cristo, mostrar a eles como é bom sentir o seu amor, como é maravilhoso seguir seus passos.
Uma dificuldade grande é quando os jovens fazem a catequese para o Sacramento da Crisma, infelizmente até hoje é o sacramento do "Tchau". Percebi e vivenciei a dificuldade em apresentar para os jovens da Crisma como é bom seguir Jesus sendo seu "Discípulo Missionário".
O fato é que quando precisam da força, agilidade do jovem nos chamam para fazer o serviço, dizendo: "preciso de você para isso, ou aquilo". Quando nós precisamos dos mais velhos para apresentar nossas ideias, ouvimos: precisavam ter agendado antes, como quem diz "Seus irresponsáveis, porque deixam pra em cima da hora?".
Porque isso acontece? Porque precisamos estar sempre prontos para servir e ainda prontos para ouvir "NÃO"?
Ah sim, porque Jesus esteve sempre pronto para servir e mesmo assim ouviu muitos dizendo que ele nao era o Filho de Deus, não podia falar o que pensava e não podia ser quem era.
Pois é Jovem, não gosto de ter que falar esse tipo de coisa, como quem só reclama, mas até quando vamos permanecer de mãos atadas e nos manter calados?
Quem escuta o jovem, o filho jovem, o amigo jovem?
Espero que você reflita sobre qual a sua contribuição para que o jovem tenha mais voz e vez?
Será que alguma vez alguém já pensou em perguntar ao jovem o que ele quer, o que ele pensa sobre as coisas, e como pode contribuir. Precisam sim saber quais os caminhos para seguir, mas também podem contribuir com as ideias e o seu jeito de ser. Afinal o mundo anda pra frente!!!
As pessoas em geral querem e precisam ser úteis para a sociedade em que vivemos.
Sei que temos muito o que aprender, mas todas as pessoas sempre tem o que ensinar.
Peço a Deus que nos mostre e que nos ensine como usar a nossa força, inteligência e alegria sendo responsáveis como mundo atual e futuro, conquistando o coração de outros jovens para seguir o Seu caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário